terça-feira, 24 de abril de 2007

Du bai a Dubai, babai?



Certo. Esqueçam o título ridículo. O tema do post de hoje é Dubai.


Dubai é a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos e a capital do emirado de mesmo nome. Pertenceu a Abu Dhabi até 1833. Originalmente era uma aldeia de pescadores coletores de pérolas. A população nativa de Dubai é minoritária e mais de três quartos dos habitantes são de outros países, em especial, do sul da Ásia e das Filipinas. O idioma oficial é o árabe, mas o inglês é ensinado nas escolas e amplamente utilizado.


Apenas 7% da renda é obtida da exploração do petróleo, ao contrário dos demais emirados. A maior parte dos recursos provêm da Zona Franca Jebel Ali, onde se localiza o porto de Dubai. Nos últimos 15 anos, Dubai apresentou um boom de crescimento extremamente acelerado. Veja a foto de Dubai em 1991 e logo em seguida a mesma imagem em 2005.




O turismo é outra grande fonte de fundos para esta cidade. Dentre as mais impressionantes obras turísticas de Dubai estão: o hotel Burj Al Arab, com 321 metros de altura, um dos maiores do mundo e um dos mais luxuosos; o arranha-céus Burj Dubai que está em construção e que, ao ser finalizado, em 2008 terá aproximadamente 800 metros de altura e será o mais alto do mundo por muitos metros de diferença e o residencial Palm Island, um conjunto de ilhas artificiais no formato de palmeiras e um arquipélago que imita o globo terrestre permeado de casas luxuosas para venda ou temporada. A última palmeira está prevista para ser construída em 2008.

Agora vejam as fotos e babem.

Burj Al Arab:





Burj Dubai




The Palms Islands






Tudo muito simples por lá, não?

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Receitas muito semelhantes às originais

Maque Fritas



Ingredientes:
- 1 kg de batatas
- sal a gosto

Modo de Preparo:
Descasque as batatas e deixe de molho na água. Leve uma panela com água ao fogo e deixe até ferver. Coloque punhados de batata por vez e ferva por 3 minutos. Retire-as e coloque-as na água fria, para parar o processo de cozimento (por 3 minutos). Retire as batatas da água, e enxugue-as uma a uma. Congele em aberto. Depois de congeladas, coloque-as em sacos próprios para congelamento, bem fechados, e volte ao congelador. Frite as batatas ainda congeladas em óleo bem quente até ficarem douradas!



Esfirra do Rabibis


Ingredientes: (10 unidades)
Massa:
- 250 g de farinha de trigo;
- 3 g de fermento biológico seco (Fleischmann);
- 25 g de açúcar refinado;
- 25 g de óleo de soja;
- 100 a 125 ml de água filtrada;
- 2,5 g de sal refinado.
Recheio:
- 350 g de patinho moído;
- Tomate, cebola, tempero a gosto.

- Fubá para polvilhar


Modo de Preparo:
Misture a farinha com o fermento e o açúcar.Deixe descansar por 5 minutos. Adicione o óleo a água e o sal. Coloque a massa sobre uma superfície de mármore e sove-a até que fique com aparência homogênea. Co uma faca corte tiras largas da massa. Depois, corte-a ao meio. Faça um rolo grosso. Tome como medida três dedos e corte a massa em pedaços iguais.Faça bolas e jogue sobre mesa com fubá. Utilizando três dedos, achate cada bola fazendo laterais altas (como um ninho de beiradas não muito altas).Deixe descansar por 10 a 20 minutos polvilhados com fubá.
Tempere a carne, misture com tomate sem pele e sem semente, com a cebola e temperos. Coloque uma pequena porção sobre cada disquinho de esfiha.Espalhe o recheio por igual e asse em forno preaquecido a 180º.
*Pode ter recheio de queijo tipo Minas.



Milk Shake de Ovomaltine® do Robert's


Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de ovomaltine
- 100 ml de leite bem gelado
- 3 bolas de sorvete de creme


Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o leite e o sorvete por 1 minuto. Acrescente o Ovomaltine® e bata até misturar. Não bata muito, senão o Ovomaltine® vai derreter. Coloque em um copo grande e salpique mais um pouco de Ovomaltine®.



Boa a dica, não? Vc já pode comer esfiha com batatas acompanhadas do milk shake sem ter que pedir pelo número. Quem preparar me diga se ficou bom. Gostaria que me dissessem: Sua avó fala Maque Donalds? O final do processo de digestão das esfihas resultam em cheiro de jaula para você? Você já se engasgou com Milk Shake de Ovomaltine®? Oh! Dúvida cruel...

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Sismonastia

O tema deste post seria Mimosa e Pudica, mas antes que o duplo sentido imperasse por aqui, resolvi colocar o nome da mágica e não de quem é capaz de realizá-la.


Sismonastia (seismonasty) é o nome dado ao movimento que certas plantas realizam quando afetadas pelo toque ou pela incidência solar. Dentre as plantas que realizam esta ação está a planta carnivora Dionea muscipula, na foto abaixo, e que quando tocada por algum inseto se fecha para aprisioná-lo e se alimentar dos sucos formados pela decomposição lenta da presa.






Outra planta que faz este movimento é a Mimosa Pudica L. que é comumente conhecida no Brasil como dormideira, sensitiva, arvore dorme, dorme jão ou dorme maria e tem tantos e tantos outros nomes. Geralmente ela se move quando tocada e suas folhas passam de um estado aberto para fechado rapidamente.














A partir do movimento realizado pela Mimosa, como é denominada pelos mais íntimos, podemos distinguir duas características da Sismonastia ou Seismo:



  1. A reação por ser completa ou não, ou seja, a intensidade varia.


  2. É reversível. As folhas retornam ao seu estado original após 15 a 30 minutos.

O motivo pelo qual uma planta, que usualmente é imóvel, realiza movimentos e até certo ponto rápidos e bruscos é a presença de dois tipos de células com paredes mais elásticas que o normal nas bases das folhas. Uma delas, com um acúmulo maior de líquidos, tende a ficar sempre cheio forçando a folha a ficar sempre na sua posição normal. Logo abaixo desta uma grupo de células deformadas, mas túrgidas (vazias), estão preparadas para receber o acúmulo de líquidos das células mais concentradas. Forçando assim um movimento vascular, que faz com que as folhas se inclinem.


Esse movimento ocorre porque tais células são estimuladas e este estímulo externo deve ser não apenas mecânico (vento), mas também quimico (um determinado composto) ou elétrico (toque humano).


O que ainda me intriga é a razão pela qual a Mimosa faz isso. No caso da Dionea, é possível entender que suas raízes atrofiadas fizeram com a que a planta desenvolvesse uma outra forma de adquirir os nutrientes necessários para sua sobrevivência e por isso ela utiliza a sua capacidade de sismonastia para aprosionar o alimento, mas a Mimosa não teria uma razão para realizar tal movimento. Espantar possíveis predadores? Medo? Timidez? O que será que ocorre com essa planta?

terça-feira, 17 de abril de 2007

Cantando no chuveiro

Você, assim como eu, gosta de cantar no chuveiro? Soltar o gogó, se tornar um Luciano Pavarotti ou uma Kiri Te Kanawa, espantar todos os males. Por que será que quando estamos no chuveiro, subitamente nos vem aquela vontade de soltar a voz?


Várias são as pesquisas sobre esse assunto e foi possível destacar 2 elementos que resultam em cantoria molhada: o fator psicológico e científico.

Dentre os fatores psicológicos apontados temos:



  1. Atrás de portas fechadas, nos importamos menos com a opinião de outras pessoas.



  2. Cantar no chuveiro faz as pessoas se sentirem relaxadas.



  3. O som da água nos faz sentirmos mais confiantes porque pensamos que não podemos ser ouvidos.
Dentre os fatores científicos, podemos destacar:


  1. Os jatos de água produzem íons positivos que nos dão a sensação de felicidade.


  2. Azulejos no banheiro ajudam as ondas sonoras ricochetearem em várias direções, refletindo o som emitido e amplificando-o.


  3. Os banheiro, em especial aqueles com box, age como um ampliador de graves retornando a você frequências de ressonância cavernosas.


  4. Como mágica, a reverberação comprime e as ondas sonoras em ecos fazem com que você pareça afinado - mesmo quando você não é afinado.


Para encorajar mais ainda aqueles que querem soltar a voz e ter um fundo musical, a tecnologia desenvolveu rádios-espelhos-MP3 Player-relógio como estes ao lado com tecnologias à prova de água e anti-embaçantes que propiciam ao cantor de banheiro muito mais comodidades. (Rádio espelho U$220, Rádio Torneira U$90)



Bem... cantar no chuveiro está explicado, agora queria que alguém explicasse porquê também gosto de cantar enquanto dirijo?

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Sexta-feira 13

Um post em homenagem ao dia, ele merece! Um dia 13 que coincida cair numa sexta-feira, não importa o mês é considerado sinônimo de azar. Antes do século XIX o dia 13 e a sexta-feira eram considerados sinais de mau agouro, mas até então não haviam ligado o número a data. A partir de então passaram a acreditar que esse fatídico dia é um período de acontecimentos ruins e maus presságios.



Estima-se que, nos Estados Unidos, haja um prejuízo que varia de $800 a $900 milhões de dólares nos negócios neste dia devido a pessoas que desistem dos seus vôos ou deixam de realizar os negócios que normalmente fariam. Foi, inclusive, criada uma palavra que define o medo da sexta-feira 13: paraskavedekatriaphobia. O nome é grande e vêm do grego, evite falá-lo mais de três vezes seguidas numa sexta-feira 13, com sérios riscos de adquirir uma íngua na língua.




Dentre as razões apontadas para que essa data fosse considerada maldita temos,









na Bíblia:




  1. A Santa Ceia, com histórias de que Judas seria o décimo terceiro convidado e que a Crucificação de Jesus teria ocorrido numa sexta-feira.


  2. Eva teria oferecido a maça a Adão numa sexta-feira. (Apesar da Bíblia não se referir a dias da semana)


  3. Caim matou Abel numa sexta-feira. (A Bíblia ainda não se referia a dias da semana).


  4. Que no dia 13 de Outubro de 1307, o Rei Philip IV, o belo, mandou matar cerca de 5.000 Cavaleiros da Ordem dos Templários (aliados da Igreja) ao mesmo tempo na França. Era uma sexta feira.

míticas:



  1. Na Escandinávia (atuais Noruega, Suécia e Dinamarca), existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando tribos nórdicas e alemãs se converteram aos cristianismo, a lenda transformou Friga em uma bruxa exilada no alto de uma montanha e que, para vingar-se, ela passou a reunir todas as sextas com outras onze bruxas e mais o demônio - treze no total - para rogar pragas sobre os humanos. De lá a superstição para para toda Europa.


  2. Na mitologia Nórdica, em Valhalla, o castelo de Odin e a morada dos deuses, houve um banquete para o qual foram convidados doze divindades. Loki, o deus do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que resultou na morte de um dos deuses mais queridos. A partir de então, somada com a história da Santa Ceia, surgiu a premissa de que convidar 13 pessoas para uma refeição não é um bom sinal.









Mas, historicamente falando, não existe nenhuma data comprovada que possa ser relacionada com a superstição da sexta-feira 13.






Analizando dados estatísticos é possível verificar que alguns anos têm maior incidência de sextas-feiras 13 do que outros como mostra a tabela abaixo:


Também é possível, analizando os 400 anos do ciclo do Calendário Gregoriano, que tem 4.800 meses presentes e que conta com 146.097 dias, o dia 13 tem maior incidência na sexta. Veja abaixo o número de incidências do número 13 por dia da semana:





A Sexta-feira 13 virou filme de terror do tipo B na década de 80 e fez o sucesso de Jason Voorhees. A série fez tanto sucesso que não só rendeu 10 continuações, como também uma versão atualizada em Jason X (2002) e uma batalha contra outro pesadelo dos filmes B, Freddy Krueger, no épico meia boca Freddy vs. Jason (2203).


Também foi nome de vírus de computador que causou pânico em 1987. Com intuitos políticos tinha tudo para ser um vírus arrasador se não aumentasse demais o tamanho de alguns executáveis, causando um erro de falta de memória no sistema e denunciando assim sua presença. Esse vírus deletava todos os arquivos do HD e só poupava aqueles criados entre 1985 e 1986.



Cerca de 17 milhões de pessoas do mundo todo temem esta data. Eu, assim como os demais, acho que sendo 13 ou não a sexta-feira é sempre muito bem vinda. Viva a sexta-feira!

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Qwerty

Parece nome de país da africano, ator Holandês ou de Pokémon, mas não é nada disso. Qwerty é a definição da disposição da grande maioria dos teclados do mundo. E tem esse nome justamente por causa das 6 primeiras letras que aparecem seguidas no teclado.


Criaram o mito de que um tal de Qwerty Uiop inventou esse teclado em sua própria homenagem, mas a verdade é que esse teclado foi patenteado por Christopher Sholes em 1868 e vendido à Remington em 1873, que o utilizou em máquinas de escrever.


Segundo relatos, Christopher criou este layout para que houvesse uma boa divisão de peso entre as teclas mais utilizadas e as menos utilizadas pela lingua inglesa. O objetivo dessa divisão em duas partes era evitar que os gatilhos metálicos que imprimem o caracter no papel através da fita travassem um no outro. Assim, enquanto de um lado o gatilho referente a letra S volta para o seu lugar, a letra O, que pertence ao outro grupo da direita vai em direção ao papel e rapidamente volta para o seu lugar.



Não houve maior pesquisa sobre a divisão das teclas, mas anos mais tarde foi possível ver a ineficiência e quanto o esforço que era feito para quem utilizava as máquinas de escrever impactava negativamente causando inflamações nos tendões da mão e lesões por esforço repetitivo (LER).


Com o objetivo de facilitar a vida de quem utilizava muito as máquinas de escrever, o Dr August Dvorak patenteou em 1936 uma alternativa ao QWERTY chamado layout Dvorak. Baseado em princípios simples foi desenvolvido o Dvorak:


  • É mais fácil digitar alternando as mãos,

  • Letras mais digitadas devem ficar sob onde a mão fica a princípio e sob os dedos mais fortes,

  • A mão direita deveria digitar mais pois a maioria das pessoas são destras.


Na internet existe um site que é capaz de mostrar em estatísticas o quanto o Dvorak é melhor que o QWERTY. E apesar dele ser tão bom assim e mesmo sendo o único teclado alternativo aprovado pela ANSI, a razão por que o Dvorak não pegou foi uma: falha no marketing do produto. Não atingiu a população, médicos ortopedistas e digitadores em geral.




Outros modelos de teclados foram criados como o AZERTY na França e o QWERTZ na Alemanha, mas tem apenas apelo local e pouco. No Brasil tentam incentivar o uso do teclado Nativo, uma versão adaptada do Dvorak para nossa língua, com as letras mais usadas em português ficando na mão direita e as vogais numa faixa fixa da mão esquerda.


Seria realmente muito melhor usarmos um teclado próprio para o nosso país e pararmos de buscar as letras A, que corresponde a 14% da digitação em português, e S que é a consoante mais utilizada (7%) com os dedos anelares e mindinho da mão esquerda. Judia de mim!

"É possível escrever a palavra TYPEWRITER (máquina de escrever em inglês) apenas com as letras da primeira faixa de caracteres do layout QWERTY."

quarta-feira, 11 de abril de 2007

A Rua do Amendoim



Quem nunca sofreu com uma ilusão de ótica? Desde as mais simples como essa dos grãos de café que parecem se mover até essa figura de MC Escher chamada Waterfall, fazem com que você tenha uma impressão errada a respeito daquilo que se vê ou simplesmente não consegue encaixar todos os elementos da imagem de forma coerente.




Existem inúmeros tipos de ilusões de óptica por aí, mexem com cores, com a percepção do ambiente, causa a impressão de movimento, de estranhez, de algo que não está ali quando o enunciado diz estar e muitas outras. Todas elas são legais e um pouco mais ou um pouco menos surpreendentes mas nenhuma delas se equipara a uma ilusão de ótica vista ao vivo e, a partir daí eu volto no túnel do tempo e vou parar na Casa Maluca do PlayCenter.


Lá havia uma atração em que você entrava numa casa que foi toda construída em ângulo. Num determinado ponto da casa, um funcionário que apresentava as características do brinquedo, mostrava um jarro cheio de água e quando este jogava a água fora, esta não descia e sim subia. Tinha também a pobre coitada da menina que era colocada numa cadeira no canto da casa e esta, ao fim da apresentação não conseguia se levantar por nada. Isso porquê, na realidade, ela se encontrava praticamente deitada e todos acreditando que esteja sentada.


Mas não é da Casa Maluca que eu vim falar nesse post e sim a respeito da Rua do Amendoim. Localizada no bairro das Mangabeiras, centro de Belo Horizonte (MG), ela se chama, na verdade, Professor Otávio Magalhães. Fica próximo de uma praça circular chamada Praça do Papa.Essa rua apresenta uma ilusão de ótica que faz com que um pedestre acredite ser uma subida, quando na realidade é uma descida.




Muitos são os relatos de pessoas que chegam ao pé da rua de carro e, sem engatar marcha alguma apenas com o freio de mão solto, o carro sobe sozinho e há relatos também de água que é jogada no beiral da calçada que sobe e não desce como seria natural, da mesma forma que ocorre na Casa Maluca.


O que acontece? No diagrama abaixo é possível entender o que ocorre. A força gravidade (4) age por igual na superfície terra (1) e faz com que os elementos sigam essa força e sejam empurrados para o chão. A cidade de Belo Horizonte(2) se encontra em um plano levemente inclinado em relação a superfície da terra e a Rua do Amendoim(3) se encontra num plano levemente inclinado em relação a superfície de Belo Horizonte. Para quem está na superfície de BH e olha para a Rua dos Amendoins acredita que esta seja uma subida, mas se comparada a superfície terrestre, esta ainda é uma descida.



A rua virou ponto turístico e já faz parte do folclore da cidade. Alguns acreditam que os carros e a água seja atraido pela grande quantidade de minério da Serra do Curral que fica próximo a rua. Em 1998 foi filmado um curta metragem chamado Rua do Amendoim, com 11 minutos de duração, que conta a história de como 2 adolescentes descobriram o amor e a ilusão de ótica da rua.

terça-feira, 10 de abril de 2007

A Mosca do Banheiro

Não. Isso não é um funk, nem tema de história de terror, apesar de ser o terror de muitas donas e donos de casa. Um dia você limpa o banheiro. Muito limpa limo, muita água sanitária, muita bucha e escovão e ele fica limpinho e brilhante. Realmente o lugar perfeito para você se limpar. Então, menos de 3 dias após aquela limpada elas aparecem. Não, não são as visitas querendo usar o seu banheiro extra clean. Quem vem para ficar são as temíveis moscas de banheiro. Numerosas, de todos os tamanhos e muito resistentes a todos os tipos de condições climáticas, elas chegam e se hospedam em seu banheiro sem qualquer cerimônia e não se importam de você dividir com elas.


Quem elas são, na verdade, é o que vamos descobrir agora.


Seu nome científico é Clogmia albopunctata, mas também é conhecida como Mosca do Banheiro (em inglês Moth Fly, Drain Fly, Bathroom Fly ou Washroom Fly) e teve um colega meu que já a chamou de Ozomizonosburgue.























Mais dados taxômicos:

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Insepta

Ordem: Diptera

Família: Psychodidae

Gênero: Clogmia Enderlein

Espécie: Clogmia albopunctata





E não é fácil achar muitas informações sobre elas não. É fato de que elas existam no mundo todo, nos banheiros de casas, bares, hotéis, em saunas, em poças d'água por aí. Existem pessoas que inclusive teorizam a possibilidade de que para cada micro-ambiente (um banheiro) existe um tipo específico de Mosquinha. Algumas maiores, outras menores, mais escuras, marrons ou mais claras, com pintas brancas ou vermelhas e até mesmo com antenas maiores que o corpo.



Suas larvas são postas em pequenas quantidades de água parada, por isso mesmo as gotas respingadas do banho ou as poças no piso são lugares perfeitos para o surgimento dessas lindas mosquinhas. Quer evitá-las? Seque tudo muito bem e passe desinfetante ou água sanitária. Quando fazer isso? Todos os dias. Seu tempo de vida é curto, mas elas se reproduzem rápido. Se dependerem de mim viverão felizes no meu banheiro. Blah!

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Aquecedor Ecologicamente Correto

Recentemente conheci essa invenção e tenho o prazer em apresentá-la a toda audiência deste Blog. Não pode ser chamada de invenção por quê o aquecedor já foi inventado previamente, mas ele foi patenteado, portanto, alguém o inventou de forma única e a melhor parte é: foi um brasileiro. Sim José Alcino Alano, com boas idéias, garrafas plásticas e embalagens tetra pak fez o que eu considero uma verdadeira reciclagem de materais.

Já coloco o link aqui e abaixo algumas fotos da proeza. Quero tentar fazer também. Alguém se oferece para ajudar?

http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.br/manual.htm

Caixa d'água com o sistema implementado:



Preparo do aquecedor, garrafas, embalagens de alumínio, canos e vedações.



Esquema simples:
















1. Entrada de água fria
2. Saída de água fria
3. Saída de água quente
4. Bóia
5. Pescador giratório
6. Água fria para o coletor
7. Retorno de água quente
8. Suporte do coletor

Esse é apenas um esquema simples de uma idéia simples que merece ser espalhada por aí.

As embalagens de garrafa pet e as embalagens tetra pak não têm um prazo de degradação determinado, ou seja, ainda não foi possível medir em quanto tempo o meio ambiente consegue restaurá-las a um estado original de matéria. Dessa forma permite que transformemos materiais danosos ao meio ambiente em fonte de calor e possibilita uma boa economia de energia evitando o consumo elétrico de chuveiros, torneiras aquecidas e lavadoras de roupas.

O Maior Buraco do Mundo!!!

É isso aí!

Nada melhor do que um buraco para começar um blog. Afinal, se ele for para o buraco podemos dizer que esse post é de carater premonitório e se ele seguir adiante podemos falar que ele saiu do buraco, como todos nós seres humanos.

Abaixo vocês poderão ver fotos do maior buraco do mundo, segundo opinião pública. Tal buraco descomunal foi uma mina de diamantes e fica a Leste da Sibéria (Russia) próximo da cidade de Mirny. Tem 525 metros de profundidade e 1.25 kms de diâmetro.



Para se ter um exemplo do tamanho desta cratera, o caminhão basculante que aparece na foto é um dos maiores do mundo e tem 13.36 metros de comprimento, 7.78 metros de largura e 6.65 metros de altura.


Um automóvel Ford Ká tem 3.62 metros de comprimento, 1.64 metro de largura e 1.38 de altura, ou seja, o basculante tem 3 Kás e meio de comprimento, 5 Kás e meio de largura e 4 Kás e meio de altura. Ok. Já deu para entender o recado.


Na figura abaixo é possível visualizar o tamanho deste basculante na paisagem do pequeno buraco.


Não achou? Então siga a setinha vermelha no canto central direito. E agora? Achou? Pois é. Veja as fotos abaixo e tira suas próprias conclusões.





A força de sucção criada pela baixa pressão dentro do buraco já causou vários acidentes com helicópteros. Hoje em dia qualquer vôo é proibido sobre a área do buraco.


A foto ao lado é uma foto tirada de um satélite da força de transformação do homem e, é claro, não poderia faltar o link para visualizar no Google Maps.
Curioso, não?