sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch

Volteeeei! E não estou testando as teclas do meu teclado. Esse monte de letras acima é o nome de uma cidade (alguns diriam vilarejo ou comunidade) que fica na ilha de Anglesey, no País de Gales.




É também conhecida como Llanfairpwllgwyngyll e seu nome pode ser sintetizado como Llanfair PG ou Llanfairpwll. Claro que para nós, brasileiros ou portugueses, não deve ser muito fácil falar isso tudo assim, de uma vez, mas com um pouco de treino até se torna fácil.




De acordo com o censo de 2001 a cidade possui 3040 moradores. 76% deles falam galês fluentemente e é a quinta maior população da ilha. O nome tem cerca de 58 letras e é o mais longo nome de cidade do mundo (no alfabeto galês são 51 letras porquê o 'ch' e o 'll' contam como uma única letra) e significa "Igreja de Santa Maria no buraco do avelã branco próximo do redemoinho rápido e da Igreja de São Tysilio da caverna vermelha". Profundo, não?






E pra quê um nome tão... peculiar?


O vilarejo foi originalmente chamado de Llanfair Pwllgwyngyll (Igreja de Santa Maria no buraco do avelã branco) e teve seu nome ampliado no século 19 numa tentativa de transformar o vilarejo em um centro comercial e turistico. Infelizmente a estratégia falhou e hoje eles apenas ostentam o título de cidade com o maior nome e crianças que evitam falar que passaram lá as férias pois só de escrever o nome da cidade a mão já cansou.


E de onde veio esta estratégia?


De uma cidade dos Estados Unidos que se chamava "Pueblo de Nuestra Señora la Reina de los Angeles sobre El Rio Porciuncula" que significa "Povo de Nossa Senhora a Rainha dos Anjos sobre o Rio Porciuncula". Tem certeza que não conhece ou nunca ouviu falar desta cidade?


Ela utilizou esta técnica do nome grande e prosperou. Hoje, ao ser a segunda maior cidade dos Estados Unidos, ela gosta de ser chamada apenas de Los Angeles. A única grande cidade americana a ser fundada por um grupo de colonizadores predominantemente afro-americanos.


Para deixar a coisa mais interessante a vila é dividida entre o centro antigo (Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch-uchaf) e a área mais nova localizada próxima da estação (Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch-isaf). Os mais antigos da área central se gabam por terem uma letra a mais, enquando os moradores da área mais nova acham mais cool o segundo nome.


Para facilitar a vida daqueles que falam português e desejam falar este nome maravilhoso. Segue este arquivo de áudio e a forma como é ouvida (com sotaque brasileiro, é óbvio):

ranviro pouguinguir guguerinch vindrobó rantisilio gogogó

É fácil, rápido e indolor. E para aqueles que gostam de saber só por curiosidade a cidade Brasileira com maior nome não é Pindamonhangaba, nem Itaquaquecetuba e sim Vila Bela da Santíssima Trindade.


Cidade de nome grande dá uma dor de cabeça, né? Nas minhas férias eu vou para Itu.

3 comentários:

Ando disse...

Ah... Não pode ficar sem comentário. Tem que ter um... que seja meu: ranviro pouguinguir guguerich vindrobó rantisilio gogogó.

Aeeeeeeee!! Eu já decorei!!

Feliz Janeiro!!

Anônimo disse...

BANGCOK É A CIDADE COM O MAIOR NOME DO MUNDO:

http://viajeaqui.abril.com.br/indices/boasvindas/mt_boasvindas_cidades_240275.shtml

Bangcoc consta do Guinness, o livro dos recordes, como o maior nome de cidade do mundo: são 152 letras impronunciáveis (KrungThep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayuthaya Mahadilok PhopNoppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit), que os tailandeses gentilmente resumem como "cidade dos anjos e dos templos brilhantes".

Ando disse...

Viva Bangcok!!!