segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Pernilongos Pernósticos

O título é um verdadeiro achado. E este post também. Nunca precisei coletar tantas informações de tantos lugares variados para entender as tantas perguntas que nos vêm a cabeça quando deparamos com um bicho desses: O que são estes seres? Por quê zumbem? Para quê servem? E assim por diante. A parte melhor da história é que existe resposta para tudo. Vamos lá.



O nome pernilongo existe devido às suas patas compridas e finas, mas eles também podem ser chamados de muriçocas ou carapanás. Seu nome científico é Culex Quinquefasciatus e em inglês é conhecido como Mosquito e na europa como Gnat. Não confunda com um outro animal também chamado de Pernilongo ou Perna-longa que é uma ave de pernas extremamente longas e bicos longos e finos. Que se alimentam de insetos aquáticos e pequenas criaturas e seu habitat são as águas salgadas ou salobras em clima quente ou morno.


Os pernilongos surgiram no planeta Terra a cerca de 30 milhões de anos atrás. No período Terciário da Era Cenozóica, quando a Terra adquiriu a sua forma atual. Eles tiveram todo esse período para melhorarem suas habilidades como caçadores de seres humanos. Dentre estas habilidades, temos:



  • Sensores químicos: mosquitos podem sentir o dióxido de carbono e o ácido lácteo a até cerca de 36 metros de distância. Mamíferos e pássaros liberam estes gases como parte da sua respiração normal. Certas químicas no suor também atraem mosquitos.

  • Sensores visuais: se estiver usando roupas que contrastam com o plano de fundo e especialmente se você estiver se movendo enquanto usa estas roupas eles podem mirar o alvo em você.

  • Sensores de calor: pernilongos podem detectar calor, assim podem encontrar mamíferos e aves de sangue quente facilmente quando estão próximos o suficiente.

Como a maioria dos insetos, o corpo dos mosquitos adultos têm três partes: a cabeça, onde estão
todos os sensores, 2 olhos, antenas e as partes da boca que são o palpo (para examinar os alimentos) e a probóscide (tromba, que pica e suga o sangue como um canudinho); o tórax, onde ficam as 2 asas e 6 patas anexadas e o Abdôme onde ficam os órgãos digestórios e excretores.



O ciclo-de-vida dos pernilongos é dividido em 4: ovos, que são postos na água e ficam lá flutuando, podem sobreviver ao inverno e eclodem na primavera; larva, que saem dos ovos e respiram o ar da superfície através de um sifão, se alimentam de material orgânico da água e chegam a crescer de 1 a 2 centímetros num período que varia de dias até semanas dependendo da temperatura da água e da espécie; pupa, vivem em qualquer água de um a quatro dias, no final do período de encasulamento e se transformam em mosquitos adultos.



Assim que o pernilongo se torna um adulto uma das primeiras coisas que ele busca é uma cópula e depois da cópula eles procuram por comida. Pernilongos machos se alimentam da seiva e do néctar de algumas plantas. Em compensação, os pernilongos fêmeas têm a probóscide que elas usam para sugar sangue e assim assimilar a proteína para gerar os ovos. As fêmeas ainda podem viver até um mês após botarem seus ovos, já os machos vivem apenas alguns dias após a cópula. Os pernilongos geralmente não voam mais de 300 metros do local onde nascem.



Pernilongos machos são diferentes de pernilongos fêmeas. As fêmeas têm antenas mais simples, enquanto os machos possuem uma antena mais cheia de receptores que o ajudam a localizar as fêmeas. As fêmeas também têm os probóscides mais longos do que os machos. O som que o pernilongo emite é proveniente da frequência da batida das suas asas. Eles chegam a bater cerca de 1000 vezes por minuto. Os pernilongos machos batem as asas mais rapidamente do que as fêmeas, fazendo com que seja numa frequência inaudível para os ouvidos humanos. Ou seja, quem zumbe são apenas as fêmeas.



Portanto somente as fêmeas picam e são atraídas por várias coisas como o calor, luz, transpiração, cheiro do corpo, ácido láctico e dióxido de carbono. Quando a fêmea pousa no corpo, ela é capaz de sugar até 5 microlitros de sangue. Seriam necessárias 1.120.000 picadas de pernilongo para que todo o sangue de um homem adulto fosse retirado. Sua probóscide é tão fina que passa pela pele sem que as terminações nervosas a perceba. Quando a vítima percebe que foi picada, já é tarde. O pernilongo já está nutrido e pela mesma probóscide onde o sangue entrou, o pernilongo deixou uma enzima que serve para que este não coagule durante a sucção. Uma fêmea é capaz de picar mais de uma vez até obter todo o sangue necessário para botar cerca de 250 ovos por vez e, depois disso está preparada para picar mais, uma vez que estiver fecunda.


Esta enzima, porém, é encarada como um corpo estranho, chamando a atenção de células de defesa, que logo vão acudir. E, como elas correm pelos vasos capilares todas ao mesmo tempo, alguns deles se rompem, deixando escapar o seu líquido. O resultado desse vazamento é o edema, aquela bolota no local da picada, provocando também uma coceira de dar nos nervos. Tente evitar coçar a área da picada e lave a região com água e sabão neutro.


Acredite: o sistema de defesa precisa de dois dias inteiros para quebrar a enzima do pernilongo em pedaços minúsculos, que são eliminados em seguida. Aí os sintomas vão embora de vez. Antes disso é possível conseguir algum alívio com compressas frias ou, ainda, uma pomada antialérgica receitada pelo médico.




Alguns insetos semelhantes podem carregar em si bactérias, parasitas e vírus que causam várias doenças como: malária, febre amarela, encefalite, dengue, etc. Não é possível que seja transmitido o vírus da síndrome da imuno-deficiencia adquirida (AIDS). O vírus não pode sobreviver no corpo do pernilongo e caso sobrevivesse, uma pessoa teria de ser picada 10 milhões de vezes por pernilongos infectados para receber uma unidade do HIV.


Para evitá-los é recomendado o uso de repelentes químicos como o DEET, repelentes naturais como a citronela e a andiroba, telas, inseticidas e o controle de populações. Uma engenhoca legal é a raquete que dá choque em insetos.


Seu único pró é: polinizar as plantas. Seus contras: picam, geram feridas, transmitem doenças e emitem um dos sons mais irritantes do mundo. E é possível identificar que todos os contras são das fêmeas. Inclusive que faz a proliferação desta praguinha.


E apesar de tudo isto eu ainda não consegui uma boa desculpa para que este bicho ainda habite nosso planeta. Oh! E agora? Quem poderá defendê-lo?

43 comentários:

MicheLLe disse...

O mais impressionante é que a minha raiva por eles foi aumentando durante a leitura do post, porque as femeas podiam se alimentar de plantas também e viverem no canto delas, né? certeza que prá um bicho daquele tamanho, elas sobreviveriam tranquilamente sem as proteínas do sangue! se os machos sobrevivem! Pior de tudo é descobrir que, além de não terem utilidade nenhuma, ainda por cima estão no planeta desde o começo, ou seja, as chances de extinção são praticamente NULAS, prá desgraça da minha pele e do meu sono :o(
bjo

Maísa Caldas disse...

hahahahha
eu tambem gostei muito do seu blog!
sempre que tiver uma duvida... estamos lá!
=)~
agora, sobre o pq dos pernilingos existirem...
se eles nao existissem... como os sapos iriam se alimentar?! eu sei que eles comem outros insetos... porem... sei lá... vai que pernilingos tenham um sabor melhor! saushaushaushaus

brincadeira!
;D
ahahahhahaha
+ vou virar fã do seu blog!

=**

Mariana Araújo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
puta merda...realmente num dá pra saber a função dessas bixigas na terra...
se eles tivessem pelo menos surgido na Era Mesozóica dava pra justificar com a tentantiva de produção do Jurassic Park, mas nem existia na época!
ah...legal que assim num instante a gente se toca em mais um dos trocentos erros da produção daquele filme né?
mas ainda assim adoro


valeu pela informação...
mulé sempre faz mais zuada :S

César disse...

Acho que a única utilidade dos pernilongos é estarem na base da cadeia alimentar! hahahaha... Não vejo outra utilidade!
Gostei de saber dessas coisas!
Um abraço!

Juliana disse...

E a paixão das pernilongas por mim e pela Paulinha? Quem explica? rsrs
E a história q elas gostam mais de picar mulheres, é verdade?
Beijos

Fabio disse...

E as pernilongas que não estão fecundadas? Comem o que? hunf, pragas! Ahh quero uma raquete dessas de torrar pernilongo.

Mørgana disse...

Pernilongos são terrivelmente pernosticos mas faz parte de uma cadeia alimentar....merda né???

bjokas

Fabio disse...

Hey curioso, estamos esperando post novo! Abraços

Anônimo disse...

É mew, cade um novo post? Acabou a curiosidade??? Pq a curiosidade matou o gato???? kkkkk

Bjus

Morgana Anonima kkkkk

MicheLLe disse...

EEEEEEEEEI, em protesto, só postarei quando vc postar!! e tenho uma dúvida, vc sabia que no seculo XVIII(acho que foi nesse) o papa RETIROU 10 dias do calendário? o homem simplesmente pulou um período pq ele quis!! ai eu lhe pergunto, curioso... como foi criado nosso calendário? quem foi o maldito que decidiu que meu aniversário esse ano cai no domingo de páscoa???

Linolica disse...

eu acabei caindo aqui... e gostei de saber mais sobre o "MEU INIMIGO". Na verdade, queria saber algo que o atraia para torrá-los com a minha raquete elétrica. Porque tem horas que eles desaparecem e qdo a gente vai dormir elas zzzzz nas orelhas da gente. Odeio estes pestes, ou melhor, estas pestes... Mas... parabens pelo blog.

Gilgomex™ disse...

Depois de um post desse (grande, inteligente e árduamente pesquisado), eu só posso dizer uma coisa:

Bzzzzzzz bzzzzzzzzzzzzzzzz bzzzzzzz

Juliana disse...

Cadê o nosso curioso favorito? abandonou o mundo das curiosidades? rs
Beijos

Anônimo disse...

aaah. eu amei a postagem sobre os pernilongos. muito interessante...
era tudo que eu estava procurando pra um trabalho da escola (e um poco mais) !! uashauhsuahs :)
parabéns, ficou mto bom mesmo =p

bjo

Louise ઇ‍ઉ disse...

Cara.. não sei mais o q eu faço!
Esses bichinhus me enchem o saco a noite enteira! Já passei trocentos repelentes, mas como me mexo dormindo lah vem elas e me picam novamente. =/ axo q vou comprar uma burca!
Valeu pelo post.
.luh.

Anônimo disse...

To pensando em comprar um maçarico...

Anônimo disse...

Quanto tempo um pernilongo fêmea vive sem picar ninguém ?

May disse...

Muito bom trabalho.
Foi bom esse post.
Na próxima cita as suas referencias, que devem ter sido várias.

Blayt disse...

Poxa...muito legal nós sanarmos nossas curiosidades...eo procurei pq tem um pernilngo aki no meu quarto q me aterroriza.
uashusahusah...
Abs

familiasbruxas2 disse...

A melhor opção para matar esses insetos é mesmo a raquete elétrica, já virei madrugadas fazendo isso. @_@ Além de ser útil, temos o prazer sádico de ver o bicho torrando enquanto sai aquele cheirinho de churrasco. >=)))))

Éryka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Éryka disse...

sabia que tinha que ser uma mulher que fazia todo aquele barulho em meu ouvido antes de dormir!!!!
mas... pra mim não ficou bem explícito quanto tempo de vida tem um pernilongo!
nota 6 para o blog!!!

leila disse...

tudo bem.... tudo muito interessante...mas que o bicho é chato é.

patrick disse...

nos seres humanos nao poderiamos ficar fora da cadeia alimentar o mosquito é o maior predador q existe consegue comer sem matar e por sinal o maior de todos o homem eheheh

Kamila Aben Athar disse...

Eu odeio pernilongos e qualquer tipo de mosquito. E eu vou comprar essa raquete!!! Muito bom seu blog!!! Morri de rir!!!

Fátima disse...

Essas pestinhas deveriam,pelo menos, serem úteis e chupar gordura ao invés de sangue...

Dica disse...

Muito legal essa postagem, tirei todas as minhas dúvidas a respeito que não deixava dormir... heheheh, na verdades a pernilonga é quem não deixa. Mas uma pergunta? Porque pessoas são mais picadas que outras. Será por causa do odor exalado? Quem poderá me esclarecer?

Dica disse...

Muito legal essa postagem, tirei todas as minhas dúvidas a respeito que não deixava dormir... heheheh, na verdades a pernilonga é quem não deixa. Mas uma pergunta? Porque pessoas são mais picadas que outras. Será por causa do odor exalado? Quem poderá me esclarecer?

kristiany disse...

Nao ninguem merece pernilongo, praga chata do caralho, passei meu carbaval matando estas pestes com a raquete, serio nunca vi tanto pernilongos juntos, o que fazer pra matar esta coisinha tao irritante??? ohhh to muito nervosa... o pior e que eles estao aumentando cada dia que passa , aplicamos todos os recursos , mas eles venceram , voltamos pra casa pois cada pernilongo que morria vinham mais 1000 pro enterro...OHHH la no sitio pernilongo ta mordendo marimbondo... e mole???

kristiany disse...

Ninguem merece esta praga horrosa que acabou com o meu feriado de carnaval, aplicamos todos os conhecimentos para mata-los ... Minha mae e eu ficamos iguais doidas matando estas pragas com as raquetes e mesmo assim eles nos venceram pelo canssaso estamos com dor nos bracos de tanto dar raquetadas nos bichos , seria comico se nao fosse tragico...kkk... Alguem tem alguma alternativa ??? tacamos venenos, colocamos velas de citronela, bygon, fumace e nadaaaaaaaaaaa o bicho continua la, viemos embora abandonamos a casa... helppppppppp.

Marcus Vinicius Mendonça disse...

Galera uma forma mais barata e boa pra pele eh antes de dormir passar qualquer creme hidratante na pele, nçao sei pq mas assim eles não picam.

Formiga Atômica André Azais disse...

Incrível, eu já não era te impedir a alimentação delas, agora que sei que são só meninas fico muito mais feliz. E continuarei com o mesmo comportamento. Afinal elas existem a 30 milhões de anos, não é isso?? Merecem muito respeito da nossa parte. Que pela forma com que destruimos tudo para produzir nosso cotidiano mundo civilizado parecemos ingênuos, ignorantes ou propositadamente cegos pela insensibilidade crucial da raça. Temos beleza fictícia, temos arte, mas deixamos o mal prevalecer por acomodação. Feliz vida à todos. Um beijo pra Glenda, Liz, meu pai, minha mãe, xuxa, thenize, simone, Luana, marinalva, amado, jones, aline, tia nely, tio geo, bené, kate, yllen, godô gustavinho, gustavão, cássia, marli, yurca, martha, dago, cynara, norton, meu avô adalmiro, salomão, nabyra, nely, tia cecília, karolina, isadora, kayo, ingrid, marinalva, alci, guilherme, sultan, irene, aniz, anizinho, wallid, mauricio, simone, tanzinho, breca, mahiba, anice, gustavão, ( vou estragar o site do cara meu deus ) meus amigos de feira de santana, do feira VI todas aquelas meninas lindas. tá bom

Tuca Baquedano disse...

Você foi completo!
Parabéns pelo blog!

Celso Dias disse...

cara vlw, vc sabe que agora são 4 e pouco da madrugada de sexta pra sábado, e uma FDP dessas me acordou e tive de levantar, acender a luz e matar, levei uns minutos até conseguir, pois a bicha é esperta pra fugir prum canto escuro. Ae liguei meu note pra pesquisar tudo sobre essa praga e achei seu blog bem legal, apesar da desgraceira que essa merda faz. Ainda tem uma FDP dessas aqui no quarto que não consegui pegar, CRETINA.

Edson Lima F. disse...

muito bom valeu...

Edson Lima F. disse...

muito bom valeu...

Unknown disse...

Legal, vou deixar minha contribuição, tome vitamina B que essas pragas de mosquitos odeiam o cheiro exalado pelo seu corpo quando você esta vitaminado. Dica de ouro, minha mãe usava muito quando eu era pequeno uma lata de leite em pó, furava com prego, colocava brasa dentro e jogava casca de laranja seca dentro, a fumaça espanta esses bichos incômodos.

André Tomoyuki Abe disse...

Dizem que pernelongos não vivem acima do décimo andar, mas aqui no decimo quinto tem aparecido alguns. Como apertam o botão do elevador?

Mattos disse...

Sempre soube que só as fêmeas picam...mas tenho reparado que elas não tem feito o mesmo som que antes faziam. Conversei com o meu filho outro dia..que tal comportamento nos deixava atentos e aí seguia a caça aos pernilongos.

Clebson Neves disse...

Um ser curioso, MAS(o corretor e MAIS com I) muito curioso mesmo.

Leandro Reis disse...

Clebson, não. Dá uma pesquisada no uso do mais e do mas. ;-)

carlos santos disse...

Bela informação!

carlos santos disse...

Bela informação!