domingo, 6 de maio de 2007

É Durian de engolir!

Você já ouviu falar do Durian? No Brasil ela é conhecida como Durião... Ainda não sabe? Pois bem, logo abaixo você verá uma foto dela.


E agora? Facilitou? Também não? Então vamos deixar de rodeios. Durian é simplemente o REI DE TODAS AS FRUTAS!



Antes que os defensores das maçãs, bananas, uvas e pêras queiram contestar a minha afirmação dizendo que o abacaxi é o rei porque tem coroa, eu já informo: quem afirma isso não sou eu e sim o povo do sudeste da Ásia. Ela é do tamanho de uma jaca e se assemelha muito a uma, mas algumas características peculiares fazem com que ela tenha essa fama. Vamos a descrição científica:



Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Malvales

Família: Malvaceae (Bombacaceae)

Gênero: Durio

Espécie: Existem cerca de 30 espécies diferentes de Durio, mas apenas a Durio zibethinus está disponível no mercado internacional, as demais espécies são encontradas apenas no local onde elas são nativas: no sudeste da Ásia.


Além do tamanho que pode ser de até 30 centímetros de comprimento e 15 centímentros de largura, o outro fator que o levou a ser considerado o Rei das Frutas é o seu odor. E se engana aqueles que acreditam que o odor deste rei é Channel Nº5. O Durian fede. E muito! Abaixo algumas descrições do odor do Durian:


"... uma mistura de creme de queijo, molho de cebola, um vinho originário da Espanha e outros pratos impróprios..."


Alfred Russel Wallace
naturalista britânico, 1856



"... seu odor é melhor descrito como fezes de porco, aguarrás e cebolas, guarnecido com chulé. Pode ser sentido por muitos metros de distância..."

Richard Sterling
escritor sobre comidas


Sim! Essa fruta fede mais que gases após digestão de Esfihas do Rabibis e em alguns lugares isso foi tão levado a séria que é proibido comê-la em público, como em Cingapura. Veja abaixo uma placa que pode ser encontrada no metrô de Cingapura.


Apesar de toda a fedentina, o povo do sudeste da Ásia não só a reverencia como um rei como também a consome diariamente nos mais variados pratos como em geléias, gelados e pudins. Os filipinos têm por hábito comer o fruto embebido em vinagre de arroz. Dentre as razões do sucesso da fruta-budum estão a atribuição de poderes medicinais e afrodisíacos.

Abaixo você encontra uma receita dessa frutinha linda, que também é da família da graviola e que, pra nossa sorte, cheira flores do campo.


Bolo de Durian



Ingredientes:

1 Durian
3/4 copo margarina
2/3 copo açúcar
4 ovos gemas e claras separadas
3/4 copo farinha


Modo de Preparo:

Pre aqueça o forno a 180 graus Celsius. Retire a parte carnuda do Durian e descarte as sementes. Com um processador transforme a parte carnuda em uma pasta. Numa tigela separada bata a margarina e o açucar até formarem um creme, então adicione as gemas e bata. Acrescente a farinha e misture bem a massa e aos poucos coloque o pasta de Durian até formar uma massa homogênea.


Bata as claras em neve e, após adquirirem uma consistência fofa, misture cuidadosamente a massa do bolo. Coloque em uma forma untada e leve ao forno por aproximadamente 1 hora.


Rende de 8 a 10 pedaços!


Boa indigestão!

14 comentários:

Ando disse...

Pessoal, aceito sugestões!!

Espero que estejam gostando do Blog!!

Ass. O Curioso Ando

Anônimo disse...

Bom, eu já dei algumas sugestões :D e eu to gostando sim. Sabe, pelo que disseram dessa fruta, é mto parecido com o cheiro da minha meia qdo chego em casa, principalmente qdo ela esta daquele jeito que eu jogo na parede e ela gruda. Hummm diliça!

Anônimo disse...

Nooooossaaaaaaa
Eu quero!!! mãe, compra!!!!!!
Credo... de fedido, já chega chulé, e comida estragada! huahauhaua
Mas gosto é q nem cu, cada um com o seu.

edge disse...

o Durian é terrível mesmo. A casa fica podre com o cheiro se voce abrir um na cozinha.

Eu tambem escrevi sobre ele e nossas 'experiencias' com ele :)

http://superedge.blogspot.com/2006/12/durian.html

ja soube que existem umas versoes 'ocidentalizadas e manipuladas' que fedem menos.

Anônimo disse...

Onde compro Durião em SP??

Se alguém souber, por favor, me manda um e-mail, eu compro 1 tonelada!

gnlaera@gmail.com

Adoro essa fruta!

Obrigado!

Andy disse...

Segundo a própria Wiki, a graviola é da família Annonaceae. Quem seria da família Malvaceae é o Cupuaçu.

Anônimo disse...

haha ri muito aqui

Unknown disse...

Estou em Cingapura e vi para comprar. Fiquei um minuto olhando pra maldita... Não tive coragem!

Anônimo disse...

Gosto muito de ervas medicinais , inclusive achei um site muito bom para tratamento com ervas medicinais o Link é:

www.chamedicinal.com.br

Unknown disse...

Eh uma pena q haja tanta desinformacao em relacao a Durian. Originaria das ilhas Borneo e Sumatra, na Indonesia, Brunei e Malaysia, no sudeste asiatico, hoje em dia existem mais de 65 tipos de Durian catalogados. Essa fruta eh considerada o Rei das frutas no sudeste asiatico, nao pelo cheiro dela, mas pelo sabor que eh inigualavel, ou melhor, pela mistura de sabores e diversas texturas que se encontra nessa fruta. Durians podem ser uma iguaria e seu preco pode chegar a 100 dolares por KILO, se for um fruto de alta qualidade. Alem de que cada fruta tem um gosto diferente da outra. Eh uma fruta unica, por mais que se tente explicar e comparar o seu sabor e suas caracteristicas, voce soh sabera o que eh a durian se experimenta-la, e melhor, se experimentar mais de um tipo de durian. Ainda assim, vc podera experimentar uma q nao estara tao boa, como no caso da maioria das Durians comercializadas, nao gostar e achar q conheceu a fruta e sair falando generalizacoes e bobagens sobre ela, como eh o caso de muitos ocidentais q em viagens a paises asiaticos experimentam a durian. As caracteristicas dessa fruta, alias, sao varias que nao cabe aqui nem tentar descrever. Ela eh extremamente nutritiva, e de alto teor calorico. Eh uma fruta q produz calor, inclusive para quem a come, a pessoa literalmente passa a suar apos comer durian (se comer uma boa quantidade). Eh uma pena q no Brasil, q tem na regiao do NE, maravilhoso potencial de cultivo e producao de Durian, pouco se conheca dessa fruta unica e incrivel, que por muitos conhecedores e degustadores de frutas eh considerada o Rei das frutas.

Edson Yano disse...

Olá! O Durian apesar do seu forte odor, é uma fruta saborosa. Já tive várias oportunidades de degustá-lo em viagens pelo Sudeste Asiático e hoje sou consumidor quando o encontro. O sabor me lembra muito um creme de baunilha. Não é a toa que os asiáticos em geral o apreciam.
No Brasil, o Durian esta sendo plantado experimentalmente em Tomé-Açú no Pará. Já houve colheitas.

Ricardo Felipe Leo disse...

HAHA eu gostei foi do comentário de Francisco Sakaguchi segue abaixo "uma vez vendi uma fruta para um caminhoneiro do nordeste. Depois de falar que a fruta era afrodisiaca, que era muito consumida na malásia e que era conhecida como rei das frutas, ele pediu que abrisse uma para experimentar e quando provou nao conseguiu engolir.Jogou tudo fora e me disse: "Japonês para ser rei esse negócio ainda precisa tomar muito banho porque está fedendo a m..."

Daniela Silva disse...

Eu ri muito com os comentários. Fruta que começa com a letra 'D' muitos brasileiros só conhece uma 'Damasco'. Agora conheço mais duas Dátil e Durian.
Parabéns por esta sua postagem!!!

Unknown disse...

Tem o endereço para cumpra. Sabe onde vende mudas.