sábado, 5 de maio de 2007

Adeus, Plutão!

No dia 24/03/2006, perdemos Plutão. Ele não saiu de órbita ainda, ele também não colidiu com nenhum meteoro gigantesco (apesar de ser bastante possível), muito menos virou lua de algum planeta maior que aliciou este pequeno corpo celeste. Neste fatídico dia, Plutão perdeu a atribuição de Planeta como os demais 8 amigos do Sistema Solar e passou a se chamar apenas "planeta anão".



A decisão adotada pela União Astronômica Internacional (IAU) fez com que crianças comemorassem nas escolas: um planeta a menos para decorar. Apesar do macete ensinado pelo Beakman: Meu Velho Tio Mandou Júnior Saborear Umas Nove Pizzas. Não entendeu?

Meu: Mercúrio

Velho: Vênus

Tio: Terra

Mandou: Marte

Júnior: Júpiter

Saborear: Saturno

Umas: Urano

Nove: Netuno

Pizzas: Plutão




E apesar do macete, agora nós só temos que tirar as pizzas da frase. Bom para quem está de dieta. Ao lado, a Terra e seu satélite natural, Lua e Plutão e seu respectivo, Caronte.


Haviam correntes que apoiavam incorporar Plutão a categoria de planetas, mas caso isso ocorresse crianças no mundo todo cometeriam suicídios coletivos, pois o número de planetas do sistema solar passaria de 9 para 12. E junto com Plutão, virariam planetas também Caronte (lua de plutão que é tão "grande" quanto ele), Ceres (asteróide que segue a órbita Solar e está localizado num cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter) e o UB313 (outro planeta anão que fica além Plutão e foi descoberto por Mike Brown, que desejava nomeá-lo Xena). Pelo menos este último a criançada não teria dificuldade em lembrar, né? "Forjada no calor da batalha, a princesa guerreira...". Mas por fim, de Xena, o UB313 ganhou o nome Éris, a deusa da discórdia.


E para ajudar: Meu Velho Tio Mandou Caio Júnior Saborear Umas Nove Pizzas Calabreza Xpecial. Corrigindo: Especial.


Plutão era menor do que sete satélites naturais de planetas do sistema solar: Lua, Io, Europa, Ganymede, Callisto, Titan e Triton e que Éris. Recebeu esse nome por que na mitologia Romana, Plutão era o deus do Inferno (Hades para os Gregos), isso porque ele ficava tão distante do Sol, numa verdadeira escuridão perpétua.


A tempo: Xena foi uma personagem supostamente mitológica criada especialmente para a série.

Adeus, Plutão! Você ficará para sempre em nossos corações... Sniff... Sniff...

2 comentários:

Anônimo disse...

Ahh eu tinha deixado um post, mas o blog não gosta de mim e ele sumiu :( tudo bem, só queria dizer duas coisas: Primeiro: Detesto qdo eles mudam as coisas que eu aprendi na escola. Segundo: Xena é legal. Fui

Anônimo disse...

Tb odeio isso, principalmente quando demorou tanto pra eu aprender o truque do Beackman (pq na escola eu não aprendi isso não)
Huahuahauahu