quinta-feira, 24 de maio de 2007

A Erva do Gato

Você sabia que existe uma erva que é capaz de deixar o gato doidão? E não é só gato. A maioria dos felinos sofrem o efeito dessa erva, mas antes que você pense que seu bichano corre sérios riscos de se tornar um adicto e que deverá levá-lo a sessões do Narcóticos Anônimos, deixe-me explicar mais sobre essa erva.


Seu nome popular é Catnip, mas também pode ser conhecida como erva dos gatos, erva-gateira, erva-gato, neveda dos gatos, catmint (inglês), hierba del gato (espanhol), herbe aux chats (francês), cataria (italiano) e o nome científico: Nepeta Cataria.


Essa erva é da mesma família que o Hortelã e suas folhas se assemelham muito apesar da folha do Catnip ser um pouco maior. Ela é nativa da Europa e da Ásia e logo foi levada para o Japão e para a América do Norte, onde se tornou comum. Quando cultivada atinge cerca de 50 cms de altura, como mostrado na foto abaixo.




A reação à planta ocorre em cerca de 80% dos felinos, ou seja, além dos gatos, os leões, pumas, onças, leopardos, etc. sucumbirão aos efeitos dessa planta. E que efeito é esse? Segundo veterinários e especialistas, o odor exalado por essa planta contém uma substância chamada Neptalactone que, ao ser percebida pelo órgão de Jacobson, situado no cérebro do gato, faz com que o instinto predador do animal seja estimulado.

É claro que a reação a essa planta é herdada geneticamente, alguns gatos são imunes enquanto outros possuem uma reação maior, geralmente os machos. Tal reação dura poucos minutos, após duas horas o gato se recompõe e a mesma reação ocorre se entrar em contato com a erva.



Embora alguns gatos tentem comê-la, cientistas afirmam que a reação só ocorre ao odor e devido a isso muitos mordem, mastigam, esfregam ou rolam sobre a erva com o objetivo de liberar a essência das folhas. A erva é colhida quando a produção dessa essência atinge o nível máximo e suas flores e folhas são desidratadas cuidadosamente para presenvar o odor.

Após seca, ela passa a ser recheio dos mais variados tipos de brinquedos, almofadas e arranhadores, com o intuito de fazer o brinquedo mais atraente para os felinos. Tais brinquedos acabam ativando o lado predador do animal e eles são capazes de ficarem brincando por mais de uma hora, rolando e 'caçando' o brinquedo. Após a brincadeira, eles dormem um sono profundo.

A erva é considerada terapêutica para a recreação e controle do stress de felinos, sem efeitos tóxicos e nenhuma dependência química ou física. Recomenda-se que seja permitido o contato do felino com uma folha de erva, por exemplo, cerca de duas vezes por semana.


Dentre as propriedades medicinais do Catnip temos: analgésica, anticatarral, antiespasmódica, aromática, calmante, carminativa, emenagoga, estomáquica, expectorante, febrífuga, refrigerante, sedativa, sudorífera e tônica dos nervos. Ufa!

O Catnip está a venda em lojas de plantas ou grandes petshops. É possível comprar sementes, a planta em si, a erva desidratada ou em spray. É uma diversão natural, saudável e indispensável aos bichanos. Abaixo, dica de como plantar Catnip:

Escolha bem a área do canteiro, preferencialmente terras com alto teor de matéria orgânica. Em geral, as ervas não devem ser cultivadas com uso de adubos químicos para se obter um sabor mais intenso e plantas mais compactas. Revolva a terra entre 20 e 30 cm de profundidade e, se desejar, misture para cada m² de canteiro 150 g (1 copo) de esterco bem curtido ou húmus, uma semana antes da semeadura ou do transplante. Irrigar uma vez por dia, sem encharcar, de preferência no início da manhã ou no final da tarde. Também podem ser cultivadas em vasos dentro de casa.


Dicas: gosta de solos bem drenados e arenosos, em pleno sol. Depois de florescer, podar bem.


Época de plantio: todo o ano, exceto em épocas de geadas.

Vale a pena lembrar que os gatos também reagem a outras plantas como a Valeriana (Valeriana Officinalis) e que a planta do Catnip atrai abelhas, mas repele insetos e baratas.

E você já estava pensando em levar seu bichinho no Gatos Anônimos, né?

24 comentários:

Anônimo disse...

Que legal, gostei mto do seu blog.
Vamos dar catnip pros gatinhos hehehe...

Anônimo disse...

Aleluia, ele cortou o cabelo!! rs

Caio Calazans disse...

aaa... o Gato tá DOIDÂÃÃÃOOO..

Cortou o cabelo mesmo???????


AAAAAAAAAAAAleluia!
AAAAAAAAAAAAleluia!
Aleluia!
Aleluia!
Aleeeeeeeeeluuuuiaaaaa!

hahaah abraços.

Ando disse...

Ê, seus poio!! Repara direito na foto!! Eu ainda não tirei o aparelho, a foto é antiga!! Bando de poio!!

Anônimo disse...

O mundo ta perdido, até os gatos? pior que eles ficam mto loucos mesmo, muito curioso esse post, parabéns

Anônimo disse...

Interessante, será que acalma fêmeas no cio? Gostei do blog.

Carina disse...

Oláaa muito interessante a matéria.
Eu comprei o spray para colocar no arranhador mas os meus gatinhos nem ligaram.. sera que este spray é muito fraco??
tchauzinho

Kbeto disse...

Agora sei porque o gatinho compra 'catnip' no clpe do Fat Boy SLim, pra ficar doidão. hehehe Interessante o teu blog.

Anônimo disse...

Oláaaa, olha eu comprei e deu certo, fui a um petshop e comprei, custou 3 reais um saquinho com 50 gramas, cheguei em casa esfreguei entre os meus dedos e meu gato ficou louco, babou toda minha mão, ficou rolando no chão e se esfregando com as costas no chão, depois ele começou a cheirar, ahahahaha... meu gato ficou doidão. No saquinho do produto diz que é saudável e serve para excitar gatos obesos que precisam de exercícios. Eu achei o máximo!!! Muito interessante, baseado pra gato, show de bola. Eu recomendo. beijos

*º.[ Haruka ].º* disse...

haahuahiha

meu gato já é locão, imagino se eu der isso pra ele.

eu vou ver essa da idéia de passar nos brinquedos dele, pra ver se ele larga os fios do meu computador hehehe

valeu pela a dica xD

Anônimo disse...

Olá, comprei a erva do gato hoje e
antes que eu abrisse o saquinho meu gato me atacou, ficou muito agressivo, me mordeu e atacou as outras duas gatas de mordidas.
Tivemos que lavar tudo e jogar fora a erva p/ que se acalmasse.
Tô bem arranhada. Tomamos um susto, pois ele é manso. Lucia
São Paulo

Anônimo disse...

Boa matéria, muito útil. Gosto muito de ervas medicinais , inclusive achei um site muito bom para tratamento com ervas medicinais o Link é:

www.chamedicinal.com.br

Anônimo disse...

Cra nao te conheço mas achei muito legal teu blog parabens!

Unknown disse...

Adorei, quero dar ao meu gato. não sei quem vai ficar mais louco, meu gato ou meu filho ao ver o que acontecerá!!!!

Jocimari Amitesh disse...

oi amigo curioso, adorei a materia. parabens muito bem explicado. abraçao e seja feliz

Anônimo disse...

haha obrigada pela informação kkk eu tava super curiosa pra saber q era erva de gato *-* seguindo seu blog *-*
me chegue tbm = )

http://supermeninamania.blogspot.com.br/

Mitra disse...

Comprei Valeriana pra usar no meu cachimbo, e descobri que meus gatos adoram esta erva, ficam extremamente excitados, no final das contas meu pacotinho de valeriana foi destruído, vou comprar mais.

Junynho Soares disse...

Tenho um persa e não faz efeito com ele... Ele nem liga pra erva.

Unknown disse...

n gostei

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Olá, estava pesquisando sobre a erva de gato, pois tenho uma persa que fica muito estressada para ir ao pet shop, fazer tosa higiênica e cortar as unhas. É muito problemática,pois ela me ataca valendo, aí descobri que a tal erva pode ajudar, mas eu pensei em dar a ela depois do banho como recompensa. Será que devo fazer assim ou dar antes de levá-la. Seu blog é muito prestativo. Obrigada!

Unknown disse...

Gostei muito do seu site.Escrevi um artigo sobre ocatnip e direcionei um link para seu blog pois sua publicação está muito interessante.Sucesso!!

40vida disse...

Gatos reagem de modo similar á erva mate, aquela que se usa em chimarrão.As vezes dou ao meus gatos quando acaba o catnip , além de ser mais barata.

Unknown disse...

O problema com o persa é que eles tem um olfato menor em relação aos outros gatos, é característico da raça. Talvez se vc colocar um pouquinho do pó da planta na ração de o efeito, é como uma pitada de sal, bem pouco mesmo se não pode dar diarreia. Eu dou valeriana para os meus 1 vez por semana, mas guarde em pote bem fechado pq eles roubam e estouram o pacote, foi assim que eu descobri que dá diarreia neles.

Unknown disse...

eu quero e algo para que meo gato fique cheiroso, ele odeia as fragancia dos meus cremes,desodorantes etc. quando uso em casa. ele nem entra.eu quero meu bicho cheiroso kkkk