sexta-feira, 11 de maio de 2007

O Grande Lago

Olhando o mapa abaixo você sabe onde fica o Cambodja?





O Cambodja (terceiro de cor roxa de cima para baixo) é um país de 181.000 Km², que faz fronteiras com o Vietnam (1.230 Km), com a Tailândia (800 Km) e com o Laos (540 Km) e tem uma linha costeira de quase 450 Km de extensão com o Golfo da Tailândia. Também pode ser chamado de Camboja ou Cambodia.




O páis é cruzado de norte a sul pelo Rio Mekong. Um rio que nasce no Tibete e depois percorre China, Mianmar, a Tailândia, o Laos, o Cambodja e o Vietnam onde encontra o mar. Tem aproximadamente 4.500 Km de comprimento e na sua passagem pelo Cambodja, um de seus afluentes chamado Rio Tonlé Sap tem um comportamento um tanto curioso: ele muda de direção de acordo com a época do ano. Isso mesmo, ele muda de direção. Mágica? Ilusão de ótica? Cólera do Dragão? Não.




No Cambodja predominam as baixas altitudes, onde o maior acidente geográfico é um curioso grande lago, o Tonlé Sap, com cerca de 2.500 Km² de extensão na estação seca, mas cuja dimensão chega a 12.000 Km² na estação das chuvas. Veja foto de satélite abaixo.






O Rio Tonlé Sap, que significa Grande Rio de Águas Frescas, tem um sistema de abastecimento adjacente bastante flexível pois, conforme a estação, abastece ou é abastecido. Durante o período de Junho a Setembro a água flui pelo Rio Tonlé Sap do Rio Mekong até o lago Tonlé Sap, no período de Outubro a Maio a água flui do lago Tonlé Sap até o Mekong.



Preste bem atenção: um é lago e o outro é rio. Ambos se chamam Tonlé Sap.



Graças a esse fluxo diferente e as grandes cheias e secas, o solo do Cambodja é muito rico para o plantio. Além do mais, na época de cheia, o lago Tonlé Sap é um dos lugares do mundo com maior concentração de peixes de água doce.

A capital do Cambodja é Phnom Pehn, sua língua é o Khmer, a moeda local é o Riel e o Hino Nacional se chama Nokoreach. O Cambodja sofre com uma guerra civil desde a segunda guerra mundial. Após a independência concedida pela França, em novembro de 1953, o comunismo assumiu a liderança no país e um forte sentimento nacionalista fez com que surgissem conflitos que causaram a morte de milhões de cambodjanos nas últimas décadas.

Em 1956, o Camboja desarmou a população ordeira. De 1975 a 1977, um milhão de pessoas "instruídas", impossibilitados de se defenderem, foram caçados e exterminados. Mais de 30 anos após o ocorrido ainda ocorre de, ao pedir um prato em um restaurante no Cambodja, o que mais demora para vir é a conta, pois não há alguém com instrução para calculá-la.

3 comentários:

Anônimo disse...

Agora eu entendi pq a Angelina Jolie vai tanto pra lá... tudo por conta do rio q muda de sentido...

Leandro Reis disse...

Ué? Ninguém mais por aqui??

Preparem-se!! Segunda-feira tem mais!!

Estive de férias mas, em breve, as curiosidades estarão de volta.

Abração,

Leandro - o Curioso

Anônimo disse...

www.chamedicinal.com.br