terça-feira, 8 de maio de 2007

A solução para o soluço

Ontem tive ataques de soluço. Foram 4 vezes durante o decorrer do dia em que eu soluçava e apenas quando eu prendia a respiração por um tempo prolongado é que o disgramado resolvia ir embora. Ele foi, mas a minhaquinha da curiosidade não me deixou descansar. O que é o soluço? De onde vem? Para onde vai? Como resolvê-lo? É o que veremos a seguir:


O soluço (em inglês hiccups) é um espasmo repentino e involuntário do diafragma (músculo envolvido na respiração, que separa o tórax do abdome e recobre o estômago) e é muito comum em bebês justamente pelo fato de não terem os sistemas digestivo e nervoso totalmente desenvolvidos e, portanto é muito difícil controlar os movimentos do diafragma. O soluço não traz problemas à saúde e a maioria desaparece espontâneamente em alguns minutos. Os bebês podem ter soluços até mesmo enquanto estão no útero materno. O fechamento repentino das cordas vocais levam ao som característico.



O soluço surge quando alguma parte do sistema nervoso é afetada.

  1. Dano no sistema nervoso central: causados por danos físicos (traumatismo, derrame, tumor cerebral) ou psiquicos (trauma, depressão, ansiedade) no cérebro.
  2. Irritação do nervo vago: Pneumonia, infarto, hepatite, esofagite, pancreatite e tumores podem atingir esse nervo, que vai da cabeça ao abdômen e também mexe com o diafragma. Intenso e duradouro, some apenas com a cura da doença causadora.
  3. Irritação do nervo frênico: tipo comum que ocorre quando o estômago incha, apertando o chamado nervo frênico. Causado por indigestão ou ingestão rápida de alimentos, bebida gelada enquanto come uma comida quente, comida muito quente ou apimentada, gargalhadas explosivas, bebida alcoólica em excesso, inalação anormal durante o fumo de cigarro e a exposição de uma fonte de frio a um corpo quente, exemplo: corrente de ar gelado em um corpo descoberto ou os pés descalsos no piso frio.

O soluço então entra em ação para alertar que algum procedimento envolvendo a respiração e a alimentação não foi executado de maneira correta. Quando o ar entra no canal do esôfago e fica entre camadas de alimentos ou quando a comida desce muito devagar por esse mesmo canal o soluço é a solução!



Para não ter soluço evite comer rapidamente, mantenha uma postura mais correta e respire pausadamente, evite bebidas alcoólicas e cigarros, não coma refeições gordurosas em demasia.


Percebe-se que é muito fácil evitá-lo. Dentre as soluçõe possíveis temos:


  • Force um arroto - se o soluço for causado por excesso de ar, o arroto deve resolver o problema;
  • Respire em um saco de papel por alguns minutos;
  • Efetue gargarejos com água fria (e não gelada);
  • Tome alguns goles de água fria (e não gelada);
  • Peça a ajuda de alguém para tampar-lhe completamente os ouvidos enquanto bebe um copo de água fria com a respiração presa;
  • Permaneça deitado de bruços por algum tempo, esta posição força mais o diafragma fazendo com que ele retorne ao estado normal;
  • Prenda a respiração por alguns minutos;
  • Injeção de adrenalina;
  • Susto;
  • Um beijo apaixonado;
  • Toque retal.

Este último, inclusive, foi premiado com o IgNobel de medicina a Francis M. Fesmire (EUA) em 2006. O prêmio IgNobel é dado àqueles estudos "que não podem ou não deveriam ser reproduzidos".

O recordista de soluços foi Charles Osborne (1893 - 1991). Ele soluçou por 68 anos, de 1922 até 1990. Com uma taxa de 40 soluços por minuto diminuindo a 20 e finalmente parando em 5 de Junho de 1990, quando sua filha, Melissa, rezou por ele. O soluço não impediu Charles de se casas 2 vezes e de ter 8 filhos. Charles morreu devido a complicações com úlcera. Estima-se que ele tenha soluçado cerca de 430 milhões de vezes nesses 68 anos de soluços. A média de um ser humano normal é de 230 vezes.

Charles Osborne deveria ter conhecido Francis Fesmire...

33 comentários:

Anônimo disse...

TOQUE RETAL???????? hahaha, uia, fio terra passa soluço???? essa é nova, se a moda pega, vai ter gente soluçando de propósito!!!!

Unknown disse...

eu acho que esse negócio de toque se encaixa no item susto! É um toque e um pulo -ah para meu!

Anônimo disse...

Já tentei o toque retal cerca de 80 vezes sem sucesso. Devo continuar tentando?
Keku

Anônimo disse...

/\


HUAHAUHAUAHUAHU PQP

Pcmusic disse...

Excelente a postagem sobre soluço. Tive a parte da manhã de hoje, por mais de duas horas, e voltou a tarde. Fiz várias coisas, como prender a respiração, beber goles dse água devagar e sem respirar, mas não resolveram. Porém, uma dica que foi dada e que nunca tinha tentado, mas deu certo pra mim, foi fazer gargarejo com água fria. No segundo gargarejo, o soluço sumiu. Obrigado pela dica!

Anônimo disse...

Gosto muito de ervas medicinais , inclusive achei um site muito bom para tratamento com ervas medicinais o Link é:

www.chamedicinal.com.br

Anônimo disse...

Tenho crises de soluço quando passo por alguma situação de muito nervosismo. Inclusive acabo de sair de uma a poucos minutos atrás ao receber uma notícia e por isso resolvi pesquisar na internet sobre o assunto. Uma boa solução para o soluço constante é olhar atentamente para um relógio de ponteiro por um período de um a dois minutos, se concentrando apenas no ponteiro de segundos e contar quantos soluços você tem nesse período de tempo. O resultado é que você não consegue contar mais de três soluços, pois eles param.
Provavelmente existe alguma explicação mais científica para isto, mas o fato é que olhar para o relógio atentamente é uma boa solução para o soluço.

Unknown disse...

nem sei como tenho soluço, quando me vejo já estou soluçando é muito incomodo as vezes chega ate doer meu tórax. Mais o que sempre resolve comigo e beber agua com os dedos fechando o nariz é imediato e quando levo um susto.

daniel disse...

Fiz a sugestão de Aline Velozo com o relógio durante dois minutos não saiu mas nenhum soluço

daniel disse...

horário correto do comentário
22;41 hs

Jailson disse...

eu também estou com este problema de soluço. quando tento arrotar e não consigo aparece o danado do soluço. a solução que encontrei foi beber algum liquido que fizesse arrotar, aí o danado do soluço foi embora. abração a todos!!

Sr. Mal disse...

Duas soluções simples e rápidas que me têm ajudado muito:

1.º Encoste o queixo ao peito e, beba um gole de água.

2.º Inspire e, sem expirar, beba três goles muito pequenos e seguidos de água. Expire, inspire novamente e beba mais seis. E voilá! Passou

Unknown disse...

me chamo eneias moro em floripa estou muito feliz pelas dicas cheguei em casa bebado em com crise de soluço
nunca tive mas fiquei aliviado em saber oque e espero nao ter que parar de beber todas
rsrsrsrsr
obrigado

Renato Miyashiro disse...

Putz depois de várias crenças sarei...com essa...
A água, aliás, — como se sabe — é santo remédio contra o soluço. Segundo crendice generalizada aqui no Espírito Santo, alguns goles dágua mesmo sem a referida curvatura sobre o copo podem curar o doente, contanto que este a beberique em três goles, compassadamente. Cachoeiro do Itapemirim e Serra.
Putz fiquei preocupado abraços galera.

irma disse...

Irma...
Meu marido já ficou 4 dias com soluço ate baixar no hospital e fazer um coctel de medicação e então parrou, hoje 20/06/2011 voltou o soloço depois de uma intervençao na coluna, ficou nervoso e o soluço esta de volta já são 3 dias de soluço e nada de parar, gostei muito das informaçoes que li........

ADRI.JUDO disse...

Cara,,, prendi respiração...tomei agua...sal de baixo da lingua... e qual funcionou?? não não... não foi o toque retal!
Deitar de bruço! sem toque retal! uahuhauhuaha

dormi soluçando falando com minha namorada, acordei sem soluço!

agora pra qm gosta de toque retal, faz de bruço q dai funciona! em relação ao solUço! uahuauauhaua

vlw pela dica!!

sueli disse...

Meu marido ficou meio dia soluçando . Fez todas as simpatias possíveis e só melhorou ao tomar uma xícara de café com um pedaço de queijo (dispensável talvez).

Croxas disse...

Ficar de bruços ajuda mesmo!!! Eu fiquei 10 segundo e passou!!
Altamente

Alma Fiel disse...

Depois de tentar varias tecnicas: gargarejo, parar de respirar, engolir ar..parou depois que fiz a da Ana Velozo!
nao mais que tres soluçoes, antes de dar um 1 minuto! E olha que eu tava incredula...e aí parou eu pensei "nao acredito que vai parar mesmo, essa ideia maluca, sem pe nem cabeça" heheeheh Mas deu certo..vai saber...

Unknown disse...

Estou tendo ataques de soluço desde antes de ontem,tentei prender a repiração e funcionou no primeiro dia e ontem,hj voltei a ter ataques de soluço e resolvi pesquisar na net e encontrei esta pagina,muito interessante todas as dicas,comigo funcionou a dica do SR.MAL...1.º Encoste o queixo ao peito e, beba um gole de água.

2.º Inspire e, sem expirar, beba três goles muito pequenos e seguidos de água. Expire, inspire novamente e beba mais seis. E voilá! Passou Passou mesmo mto obrigado!!!Espero que não volte...

ARAGAS disse...

BOM, EU TENTEI O MÉTODOS DO GARGAREJO COM ÁGUA FRIA. NO MOMENTO ESTÁ TRANQUILO ^^

Dayane K-LOVER disse...

Tapar os ouvidos e beber agua sem respirar deu certo!! Passou na mesma hora

Unknown disse...

Entre internação, exames e tratamento, há quase quinze dias meu pai estava com soluço. Fomos informados que o chá feito com uma planta chamada tiririca poderia por fim a este problema. Consiguimos achar a planta que é "mato" aqui nesta região-Bauru e foi excelente, realmente resolveu o problema. Portanto deixo uma dica, e que possa ajudar outras pessoas, ok ?

Unknown disse...

Entre internação, exames e tratamento, há quase quinze dias meu pai estava com soluço. Fomos informados que o chá feito com uma planta chamada tiririca poderia por fim a este problema. Consiguimos achar a planta que é "mato" aqui nesta região-Bauru e foi excelente, realmente resolveu o problema. Portanto deixo uma dica, e que possa ajudar outras pessoas, ok ?

regino disse...

estava aquase 18 horas com soluços e me ensnaram a tomar uma colher de sopa de vinagre puro e em seguida prender a respiraçao fazendo força para fora.....deu certo

regino disse...

tomei uma colher de sopa de vinagre puro e depois prendi a respiraçao forçando o ar para fora e segurando com força até aguentat.....graças a DEUS passou

gbatokai9 disse...

Depois de tentar como louco todas as opções "fáceis", tentei a do anus. Queria dormir de qualquer forma, mas a droga do soluço me manteve acordado até as 3 da manha. Decidi fazer o toque anal com uma luva de látex e lubrificante. Depois de 2-3 minutos funcionou. A minha barriga parecia que estava com gases, pois senti um incomodo. Acho que quando funciona pelo anus é porque tem a ver com gases.

fbasilio disse...

geralmente como mto rapido, e sempre me da soluço, soh q passa em no max. meia hora. só q da ultima vez foi cmplicado, estou ha 3 dias solucando, vai e volta.
ja fiz d tudo e nada...a unica coisa q resolve eh corre, jogar bola etc...to comecando a ficar preocupado

Unknown disse...

Incrível a técnica do relógio, foi a única que funcionou.
Já estava quase indo ao médico...
Obrigado.

Gleidison S. Cunha disse...

Acabei de fazer o gargarejo com água gelada deu certo

Unknown disse...

Ja estou com soluço a tres dias e nao sei mais oq fazer pra acabar co
Isso

Unknown disse...

Sobre o bjo apaixonado realmente funcionou

Unknown disse...

Meu marido está soluçando á5 dias n sei mais que fazer !! Me ajudem pfv já fiz tudo que vi