quarta-feira, 11 de abril de 2007

A Rua do Amendoim



Quem nunca sofreu com uma ilusão de ótica? Desde as mais simples como essa dos grãos de café que parecem se mover até essa figura de MC Escher chamada Waterfall, fazem com que você tenha uma impressão errada a respeito daquilo que se vê ou simplesmente não consegue encaixar todos os elementos da imagem de forma coerente.




Existem inúmeros tipos de ilusões de óptica por aí, mexem com cores, com a percepção do ambiente, causa a impressão de movimento, de estranhez, de algo que não está ali quando o enunciado diz estar e muitas outras. Todas elas são legais e um pouco mais ou um pouco menos surpreendentes mas nenhuma delas se equipara a uma ilusão de ótica vista ao vivo e, a partir daí eu volto no túnel do tempo e vou parar na Casa Maluca do PlayCenter.


Lá havia uma atração em que você entrava numa casa que foi toda construída em ângulo. Num determinado ponto da casa, um funcionário que apresentava as características do brinquedo, mostrava um jarro cheio de água e quando este jogava a água fora, esta não descia e sim subia. Tinha também a pobre coitada da menina que era colocada numa cadeira no canto da casa e esta, ao fim da apresentação não conseguia se levantar por nada. Isso porquê, na realidade, ela se encontrava praticamente deitada e todos acreditando que esteja sentada.


Mas não é da Casa Maluca que eu vim falar nesse post e sim a respeito da Rua do Amendoim. Localizada no bairro das Mangabeiras, centro de Belo Horizonte (MG), ela se chama, na verdade, Professor Otávio Magalhães. Fica próximo de uma praça circular chamada Praça do Papa.Essa rua apresenta uma ilusão de ótica que faz com que um pedestre acredite ser uma subida, quando na realidade é uma descida.




Muitos são os relatos de pessoas que chegam ao pé da rua de carro e, sem engatar marcha alguma apenas com o freio de mão solto, o carro sobe sozinho e há relatos também de água que é jogada no beiral da calçada que sobe e não desce como seria natural, da mesma forma que ocorre na Casa Maluca.


O que acontece? No diagrama abaixo é possível entender o que ocorre. A força gravidade (4) age por igual na superfície terra (1) e faz com que os elementos sigam essa força e sejam empurrados para o chão. A cidade de Belo Horizonte(2) se encontra em um plano levemente inclinado em relação a superfície da terra e a Rua do Amendoim(3) se encontra num plano levemente inclinado em relação a superfície de Belo Horizonte. Para quem está na superfície de BH e olha para a Rua dos Amendoins acredita que esta seja uma subida, mas se comparada a superfície terrestre, esta ainda é uma descida.



A rua virou ponto turístico e já faz parte do folclore da cidade. Alguns acreditam que os carros e a água seja atraido pela grande quantidade de minério da Serra do Curral que fica próximo a rua. Em 1998 foi filmado um curta metragem chamado Rua do Amendoim, com 11 minutos de duração, que conta a história de como 2 adolescentes descobriram o amor e a ilusão de ótica da rua.

29 comentários:

Anônimo disse...

Lê, mto bacana o blog, tomara que sempre tenha novidade por aqui! A da Rua do Amendoim eu não conhecia!! Virei audiência constante tb!bjo

Anônimo disse...

Eu já tinha visto a rua do amendoim, mas sua explicação foi mto legal

Anônimo disse...

Interessante, Lelê... este video eu já vi... eh show! :)

Unknown disse...

E aí, Leandro! Blz? Gostei do blog! Show de bola! Vou adicionar nos meus favoritos e visitarei sempre!
Não sabia da história da Rua do Amendoim! Uma ilusão de ótica muito bacana!
Um abraço!

Anônimo disse...

Fala, andoreis!!!

Tinha que ser você mesmo... Agora, nunca mais terei vergonha de dizer subir prá baixo e descer prá cima.

Viva a Rua do Amendoim e salve o Blog do Curioso!

Um abração.

Anônimo disse...

Só acredito vendo!!!!

Anônimo disse...

Só acredito vendo!!!!

Anônimo disse...

Só acredito vendo!!!!

Anônimo disse...

Eu não acredito ne vc vagabunda

Anônimo disse...

descupa é filha da puta safado

Anônimo disse...

oi amigo vc é muito foda veiii vc é muito ffilho da puta e muito foda

Unknown disse...

Moro em BH e a Rua do Amendoim é uma velha conhecida... cansei de ir lá qdo era pequena e ver meu pai fazendo a "mágica" para nós ou para algum parente do interior... rsrsrs... Muito bom ver a cara do pessoal... rsrsrs...
Mas foi legal saber que nossa ilusão de ótica anda passeando pela net...
Bjim

Anônimo disse...

M E N G Ã O
H E X A C A M P E Ã O
2 0 0 9 !! !! !! !!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jac Benjamin disse...

Estivemos lá na rua do Amendoim estes dias.
Como se explica o fato do carro desligado e desengrenado, não andar e apenas de se ligar o motor, e continuando desengrenado, ele começa a andar?

Unknown disse...

Nossa que coisa mais bizara

PAPERSLOTCAR disse...

Opa eu sou filho do arquiteto que fez a casa maluca do plycenter e tenho 0o desenho original em vegetal guardado aqui em casa.

Unknown disse...

Bom a Rua do Amendoim é bem bacana, cm moro em BH já passei por la diversas vezes e por incrivel que pareça o que vc disse acontece mesmo.. Super 10!

Unknown disse...

NA VERDADE NAO EXISTE MAGICA PORQUE TODA MAGICA É UM TRUQUE.
O QUE OCORRE NESTA RUA É SIM A FORÇA DO MAGNÉTISMO DAS MONTANHAS QUE "PUXAM" OS CARROS DE VOLTA NUMA DESCIDA.

EU SOU DE BH E SEMPRE LEVO TURISTAS NA TAL RUA E TODOS NAOA CRDITAM NO QUE ESTÁ ACONTECENDO, ALGUNS CHEGAM A DESCER DO CARRO PARA VER MELHOR O EFEITO.
É MUITO BOM VER O ESPANTOS NAS CARAS DAS PESSOAS QUE NÃO ACREDITAM NO QUE ESTÃO PRESENCIANDO. VALE MUITO A PENA IR LÁ TODOS VÃO ADORAR.
Denilson Chagas-de BH_MG

SandroPoersch disse...

Estranho essa explicação.
por que se colocar uma bola e um veículo no local. a bola desce e o carro sobre... ou seja, existe força magnética no local!!!!
favor desmentir esse texto!

Leandro disse...

eu estive lá nessa rua do amendoim
é muito legal

Henrique Coutinho disse...

Para tirar a prova, é só levar um nível no local e verificar se a rua sobe ou desce.

Henrique Coutinho disse...

Para tirar a prova, é só levar um nível no local e verificar se a rua sobe ou desce.

Rox_lehh disse...

É realmente verdade. a ilusão que temos é de que os objetos e o carro sobem o morro..
É uma experiência maravilhosa.
Amei conhecer a rua do Amendoim.
By Leciandra (Rondônia)

Anônimo disse...

Tenho um blog de viagens e já estive em BH diversas vezes, algumas vezes vi o carro subindo nessa rua e outras não. Hj postei sobre a cidade no meu blog e coloquei lá o link pro seu pra explicar pros leitores curiosos rs

Camila disse...

Eu realmente gostei de seu blog ea forma como você explicar as coisas. Hoje vou sair para jantar com alguns amigos da secundário em kosushi e vou dizer seu blog para entrar e desfrutar das imagens. Beijos

LA VIDA suplementos disse...

por favor estou procurando um condominio chado aguas claras nessa rua,pareci que mudou pra esse nome a pouco tempo nao sei direito,pode me confimar isso alguem que conhece essa rua.
CONDOMINIO PREDIO AGUAS CLARAS
RUA DO AMENDOIM
que souber certza me passem o numero por favor preciso ligar na portaria dele pra ver apartamentos pra comprar .
email,escalada_32@hotmail.com

LA VIDA suplementos disse...

alguem pode me ajudar
quero ligar na portaria do condominio aguas claras na rua do amendoim,mas nao sou de MINAS ok,sou de SAMPA,mas quero ver apartamentos a venda nesse condominio
parece que esse nome aguas claras é um pk novo segundo informaçoes
escalada_32@hotmail.com
podem me mandar email,agradeço desde ja agentileza e educaçao de vcs,abraços galera